-
Arquitetos: Natália Lemos, Paula Pupo
- Área: 244 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Juliano Colodeti - MCA Estudio
-
Fabricantes: Codex Home, Deca, Dimlux, Eliane, Franccino, Lumini, Santa Cruz Home Bazaar
Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa da serra toda reformada após deterioração de anos sem uso. A proprietária tinha o desejo de voltar a frequentar a casa em que seus filhos passaram a infância, agora incluindo os netos no programa. Houve a preocupação de preservar a fachada original da casa, com o desafio do reestudo completo da parte interna. Para receber melhor a família, foi solicitado que todos os cinco quartos se tornassem suites e fosse criado também um lavabo. Além disso, a cozinha foi aberta para sala, com opção de fechamento em alguns momentos, para que a casa fosse mais integrada. Na área externa foi criada uma piscina com diferentes usos, como ofurô, deck raso para as crianças e parte funda e claro, com vista para as montanhas, que é um dos pontos altos da casa.
Nos acabamentos foram utilizados materiais que trouxessem diferentes texturas: madeira, pedras naturais, tecnocimento, couro e plantas, o que criou uma atmosfera aconchegante e ao mesmo tempo moderna. Um desafio foi recuperar a madeira existente na casa que estava em condições muito ruins e tinha um valor inestimável.
“Sempre valorizamos a memória afetiva de uma casa. Acreditamos que a casa deve ser afetuosa e cheia de memórias boas. Por isso nossa grande preocupação neste projeto em manter a identidade original e ressaltar aquilo que tinha valor para os moradores. A produção final da casa também fez toda diferença. Apostamos em uma base neutra e fizemos a composição com várias almofadas em tons terrosos e nudes e muitas plantas, o que trouxe bastante aconchego para esse lar.” Natália Lemos.